quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Samara da Cunha Oliveira RA. 5216107143 5ºMa Atividades de classificação e seriação Atividades de classificação: 1. Jogo Boole. Adoro! É fantástico, divertido e desenvolve o pensamento lógico. Tem pra vários níveis e todas as faixas etárias. 2. Juntar cores, formas iguais – Blocos lógicos. Não tem? Produzir de cartolina. Usar prendedor de roupa colorido. Viva a sucata! 3. Elefante colorido – tocar em algo da cor citada como ferrolho para não ser pego 4. Jogo da memória com pares iguais 5. Jogo da memória com pares semelhantes 6. Comparação de tipos físicos: agrupar por cor/ comprimento do cabelo, cor dos olhos, cor da pele, sexo 7. Separar cartões com letras, figuras, números Atividades de seriação 1. Ordenar blocos, objetos...em ordem crescente/ decrescente 2. Organizar cartões segundo quantidades de imagens. 3. Formar a fila segundo o tamanho dos alunos 4. Ordenar canudinhos/ varas conforme tamanhos Este jogo pode ser utilizado para trabalhar com classificação e seriação. O jogo é composto de 5 cores diferentes, sendo que cada cor tem 5 espessura de lixa no miolo. A criança pode classificar por cor ou por espessura. Na seriação também, pode ser do mais áspero ao mais fino ou ao contrário, como também seriar por cor. Fica ai a minha sugestão, você pode usar outros critérios para o jogo. Dica: Na primeira vez em que você aplicar o jogo, deixe-os explorar o material antes de iniciar com as instruções, pois as crianças precisam manipular as peças para saciar a curiosidade, só depois a atenção delas estará voltada para o professor e para as regras. ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO I) Solicitar às crianças oue se agrupem segundo os seguintes critérios: sexo, idade, cor de cabelo, cor dos olhos, tipo de roupa etc. 2) Com objetos de sucata, (garrafas pet de cores diferentes, caixas de papelão, copinhos de plástico, caixas de embala­gens diversas, botões diferentes, bolinhas, retalhos de te­cido, pedaços de lixa com diferentes texturas etc, solici­tar às crianças Que classifiquem as peças livremente, agrupando-as por semelhança. 3) Ainda com objetos de sucata, o professor atribui critérios e solicita oye os alunos separem os objetos. Em seguida, faz juntamente com as crianças a contagem dos agrupamentos construídos pelas crianças e registram-se os números Que esses agrupamentos representam. 4) Utilizando Blocos Lógicos: o aluno brinca livremente com o material Que lhe é apresentado, passando a conhecer suas características de modo pessoal sem interferência do pro­fessor. 5) Dominó dos Blocos Lógicos - As crianças jogam par ou ímpar para ver Quem começa o jogo, em seguida a criança Que inicia o jogo escolhe a peça que vai jogar primeiro, a coloca sobre a mesa e justifica o atributo de sua escolha. O próximo jogador deve juntar a segunda peça à primeira uti­lizando um atributo Que as assemelha. Procede-se da mes­ma forma o terceiro jogador, o oyarto... Para continuar o jogo, introduza variações, modificando o número de crité­rios entre cada peça e seu sucessor: duas diferenças; três diferenças; Quatro diferenças. Discuta com as crianças o Que acontecerá se forem cinco diferenças entre uma peça e sua sucessora. 6) O professor retira de uma coleção de Blocos Lógicos as peças com formato redondo e pergunta a um aluno como é a peça. Suponhamos Que a criança responda: "É uma roda". O professor poderá escolher outra peça redonda, do mesmo tamanho da anterior, porém de cor diferente, fazendo a mesma pergunta. Se o aluno responder Que "tam­bém é uma roda", o professor poderá perguntar: "Então as duas são iguais?". Assim, a criança vai observar Que a peça inicial não se caracterizava apenas pela forma e que ou­tros atributos, como a cor, também podem ser observados. 7) As peças dos Blocos Lógicos são colocadas em uma saco­la. Cada aluno apanha uma e, sem retirá-la da sacola, tenta descrevê-la pelo tato, da melhor maneira oue puder. A se­guir, retira a peça para Que seus colegas confiram se a des­crição foi adequada. SERIAÇÃO São sequências dadas, identificadas por meio de uma regra de formação. Ao propor situações de desafios, com o objetivo de oue a criança adouira a noção de ordem no seu mundo físico, pretende-se ajudá-la a perceber a ordem no campo dos números (incluir classes). O objetivo final do trabalho desenvolvido com as atividades de seriação é que a criança desenvolva seu cognitivo para perceber oue cada elemento da série de contagem é um a mais que o anterior e um a menos oue o posterior. ATIVIDADES DE SERIAÇÃO 1) Organizar frascos plásticos (por exemplo: garrafas de refrigerante), oue contenham Quantidade de lÍQuido diferente utilizando a ordenação "do mais cheio para o menos cheio" e "do menos cheio para o mais cheio". PREPARAÇÃO DO MATERIAL PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE: · Colore-se água com anilina ou outro corante qualquer; · Coloca-se o líquido colorido nas garrafas pet, variando-se visivelmente a Quantidade; · Vedam-se os frascos com muito cuidado; · Obtêm-se outros conjuntos de frascos apenas variando-se a cor do líquido, recomenda-se a confecção de um mínimo de 4conjuntos, em 4 cores diferentes; · Note-se Que o número de frascos de cada conjunto pode variar. 2) Organizar peças circulares, de igual espessura, cujos diâmetros variam de 2 a 9 cm; a menor peça deve ter 2 cm de diâmetro, a seguinte 3 cm, a outra 4 cm, e assim sucessivamente até a peça maior, de 9 cm de diâmetro para o menor diâmetro para o maior diâmetro". O material poderá ser preparado em madeira ou em papel-cartão. Caso seja produzido em madeira: · Procura-se a colaboração de pais de alunos ou de alguma marcenaria do bairro; · Sugere-se a colagem de uma tira de papel ou tecido colo­rido em volta da peça, caso se Queira melhor acabamen­to do material; · Podem-se utilizar outras formas geométricas como o Qua­drado, o retângulo e o triângulo para a confecção de ma­terial semelhante a este; · O número de peças, bem como o tamanho e a espessura, pode variar.

Um comentário: