sexta-feira, 19 de setembro de 2014
Daniela Speda RA 4243820973/ Atividade de Matemática
Daniela Speda - RA 4243820973
4 e 5 anos
Ano de escolaridade
1° e 2° períodos
Objetivos • Trabalhar a matemática através da música.
• Estabelecer relações entre a letra da música com os numerais e quantidades.
• Trabalhar a memorização, a sequenciação e a seriação.
• Representar a música através de desenhos.
• Estimular o raciocínio lógico-matemático.
Metodologia
Organização da turma em círculo sentada em cadeiras.
Apresentação da cantiga: Os alunos batem palmas e fazem mímicas conforme a orientação do(a) professor(a). Os instrumentos musicais são utilizados pelo(a) professor(a) para a marcação do tempo: os alunos acompanham.
Leitura coletiva e exploração das palavras da letra da música impressa em letras grandes ou exposta no quadro. As quantidades e numerais expressos nas letras das músicas deverão observados e podem ser registrados ou representados pelos alunos. O(a) professor(a) pode questionar os alunos, por exemplo: “- Quantas pontas tem o meu chapéu?”, ou estimular a interpretação da música conforme considerar conveniente.
Registro:
1. Ilustração de cada parte da música separadamente.
2. Organização das ilustrações de acordo com a sequencia que a música apresenta.
3. A partir da escolha de um personagem ou objeto mencionado na música, o professor desenvolve aula de desenho orientado.
Sugestão: As sequencias ilustradas poderão ser coladas em faixas ou no caderno.
Recursos Música, papel A4, impressão ou quadro e giz, lápis de cor.
Avaliação Relações estabelecidas entre a música e os numerais que ela apresenta. Memorização, sequenciação e seriação. Criatividade na representação da música.
Referências bibliográficas Abalos, Cristina M. Brigadão. Atividades Rítmicas.
Fonte: http://www.artesocial.org.br/
Brasil, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília, 1998.
MÚSICAS 4 a 5 ANOS
O Meu Chapéu Tem Três Pontas
Cantigas Populares
O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu
Um, dois, feijão com arroz
Temas Diversos
Um, dois,
Feijão com arroz;
Três, quatro,
Feijão no prato;
Cinco, seis,
Feijão inglês;
Sete, oito,
Comer biscoito;
Nove, dez,
Comer pastéis A Pulga
Bebel Gilberto
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais um pulinho
Estou na perna do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordidinha
Coitadinho do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau
Good bye
Auf Wiedersehen
http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/
TEXTO 2 - Atividades rítmicas (Resumo)
Autora: Cristina M. Brigagão Abalos
As atividades rítmicas são indicadas para fazer com os alunos no início das aulas. É um momento em que todos se exercitam juntos, afinados e fazendo a mesma coisa. É muito diferente do que chegar na classe e começar a falar “ei menino, fica quieto, vai para o seu lugar”.
Imaginem que, assim como nós, as crianças vieram de casa com as mais variadas impressões. O que essa criança viveu desde a hora que acordou até a hora que chegou na classe?
A função principal dos exercícios de ritmo é harmonizar estas crianças e dispô-las para a aprendizagem. De forma lúdica e alegre, ensinam-se joguinhos, poemas e canções executados por todos, com muito movimento e ritmo, “afinando” a turma. Também se trabalham o esquema corporal, espacialidade, dicção, atenção, integração social e muitos outros aspectos.
A longo prazo, o trabalho rítmico desenvolve qualidades e cria disposições e habilidades para o trabalho teatral.
Aula De Matemática
Tom Jobim
Pra que dividir sem raciocinar
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B
Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você
Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal
Quando dois meios se encontram desaparece a fração
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão
Prá finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.
A Galinha do Vizinho
A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!
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muito bom seu trablaho , espero que vc utilize td aquilo que esta aprendendo em sua carreira.
ResponderExcluirbjus