Trabalho
de matemática
Professora
Serjane
Livro:
Eu não tenho medo
Cha
Bo- Geum
Jang
Yeong- Seon
O livro “Eu não tenho medo”, é uma história de um pequeno lobo sem medo, que achava que a Chapeuzinho Vermelho era muito perigosa. Ele arrisca e se aproxima da menina e vai parar na casa da vovozinha. Relata muitos acontecimentos através da sequência das cores das flores, frutas nos espetos e dos botões da camisola da vovozinha, com as formas geométricas. A organização e a ordenação também é citada. Porém, deixo claro que esse plano de aula é baseado no planejamento da sequencia matemática.
O significado de sequencia matemática: lista de elementos, conjunto ordenado de maneira que cada elemento fica naturalmente sequenciado. Sequencia é uma sucessão, encadeamento de fatos que se sucedem. É como percebemos em nosso dia a dia, conjuntos cujos elementos estão dispostos em certa ordem, obedecendo a uma sequencia. Então deixo aqui disponível, um exemplo de plano de aula de matemática e como ensinar a sequencia.
Disciplina: Matemática/Português/Artes/Ciências
Conteúdos: classificação
construção de sequencia
cores e formas
cooperação e socialização
ordenação
organização
cores
flores
frutas
formas geométricas
Ano de Ensino: 1° ano Ensino Fundamental
Objetivos: desenvolver o raciocínio lógico, identificar cores e formas, nomear cores e formas, ampliar o vocabulário, desenvolver as coordenações motoras, visuais e auditivas, desenvolver a socialização, compreender que jogos e brincadeiras fazem parte da vida de toda criança e podem ser usados como instrumentos de aprendizado na sala de aula.
Justificativa: este plano de aula tem o objetivo de fazer com que a criança desenvolva a sequencia matemática, conheça as cores, formas geométricas. Antes de elaborarem essas atividades as crianças manusearam diversos objetos que compõem o universo das cores e formas e saber identificar os números. Reconhecer os números no contexto diário e como são organizados, registrar quantidades utilizando a escrita numérica e motivá-los através do jogo e da brincadeira.
Metodologia: essas atividades serão trabalhadas em sala de aula (coordenação motora e visual), também com formas geométricas encontradas no seu ambiente e exercícios de matemática. A Amarelinha poderá ser na quadra ou no pátio da escola.
Disciplinas: linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e a sociedade, matemática, movimento.
Avaliação: será feita ao longo do projeto observando o cumprimento das etapas, bem como a participação, interesse, cooperação, socialização.
Estratégias: Leitura do livro, exercícios orais e escritos, observação das cores e formas da sequencia geométrica, contagem dos números da sequencia numérica, sequencia das frutas formando o jogo da memória, amarelinha da sequencia numérica até 9.
Descobrir a sequência das cores
que devem ser pintadas as formas
geométricas:
Sequencia das frutas- Jogo da memória:
Vamos brincar de amarelinha? Amarelinha é um tipo
divertido de sequência numérica.
BIBLIOGRAFIA:
educax.blogspot.com
lucelebolzan.pbworks.com
Muito boa sua explanação , mas cuidado com a formatação.
ResponderExcluirTambém podemos usar este livro para outros anos,vai ser bem bacana dificultar as atividades.
bjus