segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Livro: Eu não tenho medo - Aluna: Cristhina J.P.Parra - R.A- 3886778582 - Pedagogia: 6MA


       





Trabalho de matemática
Professora Serjane
Livro: Eu não tenho medo
Cha Bo- Geum
Jang Yeong- Seon



O livro “Eu não tenho medo”, é uma história de um pequeno lobo sem medo, que achava que a Chapeuzinho Vermelho era muito perigosa. Ele arrisca e se aproxima da menina e vai parar na casa da vovozinha. Relata muitos acontecimentos através da sequência das cores das flores, frutas nos espetos e dos botões da camisola da vovozinha, com as formas geométricas. A organização e a ordenação também é citada. Porém, deixo claro que esse plano de aula é baseado no planejamento da sequencia matemática.
O significado de sequencia matemática: lista de elementos, conjunto ordenado de maneira que cada elemento fica naturalmente sequenciado. Sequencia é uma sucessão, encadeamento de fatos que se sucedem. É como percebemos em nosso dia a dia, conjuntos cujos elementos estão dispostos em certa ordem, obedecendo a uma sequencia. Então deixo aqui disponível, um exemplo de plano de aula de matemática e como ensinar a sequencia.

Disciplina: Matemática/Português/Artes/Ciências

Conteúdos: classificação
                   construção de sequencia
                   cores e formas
                   cooperação e socialização
                   ordenação
                   organização
                   cores
                   flores
                   frutas
                   formas geométricas

Ano de Ensino: 1° ano Ensino Fundamental

Objetivos: desenvolver o raciocínio lógico, identificar cores e formas, nomear cores e formas, ampliar o vocabulário, desenvolver as coordenações motoras, visuais e auditivas, desenvolver a socialização, compreender que jogos e brincadeiras fazem parte da vida de toda criança e podem ser usados como instrumentos de aprendizado na sala de aula.

Justificativa: este plano de aula tem o objetivo de fazer com que a criança desenvolva a sequencia matemática, conheça as cores, formas geométricas. Antes de elaborarem essas atividades as crianças manusearam diversos objetos que compõem o universo das cores e formas e saber identificar os números. Reconhecer os números no contexto diário e como são organizados, registrar quantidades utilizando a escrita numérica e motivá-los através do jogo e da brincadeira.

Metodologia: essas atividades serão trabalhadas em sala de aula (coordenação motora e visual), também com formas geométricas encontradas no seu ambiente e exercícios de matemática. A Amarelinha poderá ser na quadra ou no pátio da escola.

Disciplinas: linguagem oral e escrita, artes visuais, natureza e a sociedade, matemática, movimento.

Avaliação: será feita ao longo do projeto observando o cumprimento das etapas, bem como a participação, interesse, cooperação, socialização.

Estratégias: Leitura do livro, exercícios orais e escritos, observação das cores e formas da sequencia geométrica, contagem dos números da sequencia numérica, sequencia das frutas formando o jogo da memória, amarelinha da sequencia numérica até 9.











Descobrir a sequência das cores que devem ser pintadas as formas geométricas:


                                                
                                                 Sequencia das frutas- Jogo da memória:



      Vamos brincar de amarelinha? Amarelinha é um tipo divertido de sequência numérica.


 BIBLIOGRAFIA:

educax.blogspot.com
lucelebolzan.pbworks.com








































































Um comentário:

  1. Muito boa sua explanação , mas cuidado com a formatação.
    Também podemos usar este livro para outros anos,vai ser bem bacana dificultar as atividades.
    bjus

    ResponderExcluir