sábado, 27 de setembro de 2014

Milhar - Grupo Multiplicação

MILHAR

  • Existem várias formas de se representar e se ensinar, aos alunos o sistema número, suas posições e valores.
  • Abaixo vamos citar alguns os quais achamos mais interessantes fáceis e lúdicos, mais que o processo ensino- aprendizagem seja um momento prazeroso, e produtivo.
COM ABACO:
OBJETIVO:
Estimular a criança a refletir sobre as posições dos números e a representação numérica.
RECURSOS DIDÁTICOS: 
Atividades impressas e o ábaco.

METODOLOGIA:
Iniciar as atividades explicando cada casa: dezena, centena e unidade.
Após, colocar em prática através de exercícios que utilizam o ábaco.

COMO USAR UM ÁBACO
Cada 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem seguinte. Observe.
10 unidades = 1 dezena = 10
10 dezenas = 1 centena = 100
10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000




Atividade com Ábaco:





MATERIAL DOURADO
OBJETIVO:
mostrar aos alunos as substituições que ocorrem no sistema de numeração decimal
RECURSOS DIDÁTICOS: 
Atividades impressas e o material dourado.

METODOLOGIA:
Iniciar as atividades explicando cada casa: dezena, centena e unidade.
Após, colocar em prática através de exercícios que utilizam o material dourado.

COMO USAR O MATERIAL DOURADO
Cada CUBINHO vale a uma unidade
Cada BARRA vale a 10 unidades, Logo 10 Cubinhos valem a uma Barra
Cada PLACA vale a 100 unidades, Logo 10 Barras vale a uma Placa
Cada CUBO vale a 1000 unidades, logo 10 Placas valem a Cubo


ATIVIDADE COM MATERIAL DOURADO:



Cuisenaire
OBJETIVO:
Introduzir a operação de adição e a comutatividade

METODOLOGIA:
Iniciar as atividades explicando cada casa: dezena, centena e unidade.
Após, colocar em prática através de exercícios que utilizam a Escala Cuisenaire

COMO USAR O MATERIAL:


  •        branca ou natural = 1 unidade 
  •        barra vermelha = 2 unidades 
  •        barra verde-clara = 3 unidades 
  •        barra tira lilás = 4 unidades 
  •        barra tira amarela = 5 unidades 
  •        barra tira verde-escura = 6 unidades 
  •        barra tira preta = 7 unidades 
  •        barra tira marrom = 8 unidades 
  •        barra tira azul = 9 unidades 
  •      barra tira laranja = 10 unidades´




ATIVIDADE

  •   O professor pode apresentar uma barra e pedir que os alunos construam o resto do muro, usando sempre duas barras que juntas tenham o mesmo comprimento da peça inicial
  •      As adições cujo total é dez ou maior que dez, assim como as adições com três ou mais parcelas podem ser introduzidas com essa atividade. Construindo um muro especial


Metodologia:
O professor pode pedir aos alunos que formem muros usando, por exemplo:
2 tijolos pretos
4 tijolos vermelhos
5 tijolos roxos
Após a realização das atividades concretamente, professor pode pedir que os alunos registrem como fizeram a construção do muro e discutir com seus alunos as formas de registro.



CAVALU
OBJETIVO:  mostrar aos alunos as posições (M.C.D.U) , e suas ordens
RECURSOS DIDÁTICOS: Cada aluno deve confeccionar seu próprio quadro de posições.
METODOLOGIA: Iniciar as atividades explicando cada casa: dezena, centena e unidade.
COMO USAR O CAVALU
De fácil confecção o cavalu, pode ser confeccionado colando-se uma folha de papel pardo pregueado, sobre um pedaço de papelão ou uma folha de papel cartão. Depois deve-se fazer separações verticais, Assim como na imagem abaixo.


Atividade :


GRAFICOS









12




11




10




9




8




7




6




5




4




3




2




1






ATIVIDADE

1)    Na fazenda do Chico Bento há diferentes tipos de  animais, considerando que cada quadradinho representa 1 centena:
a)    Há quantos gatos?
b)    Há quantos porcos?
c)    Há quantos cães?
d)    Há quantas galinhas?


Nome: Andréa Gagliardi                Ra: 5613983905
            Elisangela Martins              Ra: 5812964435
            Ivete Veloso                          Ra: 4429841758
           Luzia Zamboni                     Ra: 4611894380
           Mayara Aviles                       Ra: 4200059317
           Solange Moreira                   Ra: 5860192305

2 comentários:

  1. Parabéns pelo material! Bem sintetizado, substanciado as formas lúdicas sobre o ensino de matemática nos anos de ensino fundamental - 1º segmento.

    ResponderExcluir