MILHAR
- Existem
várias formas de se representar e se ensinar, aos alunos o sistema número,
suas posições e valores.
- Abaixo
vamos citar alguns os quais achamos mais interessantes fáceis e lúdicos,
mais que o processo ensino- aprendizagem seja um momento prazeroso, e produtivo.
COM ABACO:
OBJETIVO:
Estimular a criança a refletir sobre as posições dos números e a representação numérica.
Estimular a criança a refletir sobre as posições dos números e a representação numérica.
RECURSOS DIDÁTICOS:
Atividades
impressas e o ábaco.
METODOLOGIA:
Iniciar
as atividades explicando cada casa: dezena, centena e unidade.
Após,
colocar em prática através de exercícios que utilizam o ábaco.
COMO USAR UM ÁBACO
Cada
10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem seguinte. Observe.
10 unidades = 1 dezena = 10
10 dezenas = 1 centena = 100
10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000
10 unidades = 1 dezena = 10
10 dezenas = 1 centena = 100
10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000
Atividade com Ábaco:
MATERIAL DOURADO
OBJETIVO:
mostrar
aos alunos as substituições que ocorrem no sistema de numeração decimal
RECURSOS DIDÁTICOS:
RECURSOS DIDÁTICOS:
Atividades
impressas e o material dourado.
METODOLOGIA:
Iniciar
as atividades explicando cada casa: dezena, centena e unidade.
Após,
colocar em prática através de exercícios que utilizam o material
dourado.
COMO USAR O MATERIAL DOURADO
Cada
CUBINHO vale a uma unidade
Cada
BARRA vale a 10 unidades, Logo 10 Cubinhos valem a uma Barra
Cada PLACA vale a 100 unidades, Logo 10 Barras vale a uma Placa
Cada PLACA vale a 100 unidades, Logo 10 Barras vale a uma Placa
Cada
CUBO vale a 1000 unidades, logo 10 Placas valem a Cubo
ATIVIDADE COM MATERIAL DOURADO:
Cuisenaire
OBJETIVO:
Introduzir
a operação de adição e a comutatividade
METODOLOGIA:
Iniciar
as atividades explicando cada casa: dezena, centena e unidade.
Após, colocar em
prática através de exercícios que utilizam a Escala Cuisenaire
COMO USAR O MATERIAL:
- • branca ou natural = 1 unidade
- • barra vermelha = 2 unidades
- • barra verde-clara = 3 unidades
- • barra tira lilás = 4 unidades
- • barra tira amarela = 5 unidades
- • barra tira verde-escura = 6 unidades
- • barra tira preta = 7 unidades
- • barra tira marrom = 8 unidades
- • barra tira azul = 9 unidades
- barra tira laranja = 10 unidades´
ATIVIDADE
- O professor pode apresentar uma barra e pedir que os alunos construam o resto do muro, usando sempre duas barras que juntas tenham o mesmo comprimento da peça inicial
- As adições cujo total é dez ou maior que dez, assim como as adições com três ou mais parcelas podem ser introduzidas com essa atividade. Construindo um muro especial
Metodologia:
O professor pode pedir aos alunos que formem muros usando, por exemplo:
2 tijolos pretos
4 tijolos vermelhos
5 tijolos roxos
Após a realização das atividades concretamente, professor pode pedir que os alunos registrem como fizeram a construção do muro e discutir com seus alunos as formas de registro.
O professor pode pedir aos alunos que formem muros usando, por exemplo:
2 tijolos pretos
4 tijolos vermelhos
5 tijolos roxos
Após a realização das atividades concretamente, professor pode pedir que os alunos registrem como fizeram a construção do muro e discutir com seus alunos as formas de registro.
CAVALU
OBJETIVO: mostrar aos alunos as posições (M.C.D.U) ,
e suas ordens
RECURSOS DIDÁTICOS: Cada aluno deve confeccionar seu próprio quadro de posições.
RECURSOS DIDÁTICOS: Cada aluno deve confeccionar seu próprio quadro de posições.
METODOLOGIA:
Iniciar as atividades explicando cada casa: dezena, centena e unidade.
COMO USAR O CAVALU
De
fácil confecção o cavalu, pode ser confeccionado colando-se uma folha de papel
pardo pregueado, sobre um pedaço de papelão ou uma folha de papel cartão.
Depois deve-se fazer separações verticais, Assim como na imagem abaixo.
Atividade :
GRAFICOS
|
|
|
|
|
12
|
|
|
|
|
11
|
|
|
|
|
10
|
|
|
|
|
9
|
|
|
|
|
8
|
|
|
|
|
7
|
|
|
|
|
6
|
|
|
|
|
5
|
|
|
|
|
4
|
|
|
|
|
3
|
|
|
|
|
2
|
|
|
|
|
1
|
|
|
|
|
ATIVIDADE
1) Na fazenda do Chico Bento há diferentes tipos de animais, considerando que cada quadradinho representa 1 centena:
a) Há quantos gatos?
b) Há quantos porcos?
c) Há quantos cães?
d) Há quantas galinhas?
Nome: Andréa Gagliardi Ra: 5613983905
Elisangela Martins Ra: 5812964435
Ivete Veloso Ra: 4429841758
Luzia Zamboni Ra: 4611894380
Mayara Aviles Ra: 4200059317
Solange Moreira Ra: 5860192305
Parabéns pelo material! Bem sintetizado, substanciado as formas lúdicas sobre o ensino de matemática nos anos de ensino fundamental - 1º segmento.
ResponderExcluirCadê as Reposta
Excluir