• Criado pela médica e educadora Maria Montessori
• Auxilia o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (os algoritmos)
• Facilita a compreensão da criança, pois deixa de ser uma algo abstrato para se tornar algo concreto
2. MONTAGEM
Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.
O professor sugere as seguintes montagens:
- uma barra;
- uma placa feita de barras;
- uma placa feita de cubinhos;
- um bloco feito de barras;
- um bloco feito de placas;
O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:
- Quantos cubinhos vão formar uma barra?
- E quantos formarão uma placa?
- Quantas barras preciso para formar uma placa?
Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:
- Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?
- E com 27? É possível?
Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.
O professor sugere as seguintes montagens:
- uma barra;
- uma placa feita de barras;
- uma placa feita de cubinhos;
- um bloco feito de barras;
- um bloco feito de placas;
O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:
- Quantos cubinhos vão formar uma barra?
- E quantos formarão uma placa?
- Quantas barras preciso para formar uma placa?
Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:
- Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?
- E com 27? É possível?
Depois que a criança descobriu essa
relação
o professor pode administrar atividades como:
Ditado de números
PREENCHENDO TABELAS...
o professor pode administrar atividades como:
Ditado de números
PREENCHENDO TABELAS...
PARTINDO PARA AS CONTAS
134+53= 187
212-91= 121
Obs. Mostrar 1 placa de centena + 3 barras de dezenas + 4 cubinhos de unidade, posteriormente, 5 barras de dezenas + 3 cubinhos de unidades.
Então é possível contar de forma concreta, chegando ao resultado:
Uma centena, 8 barras que é = à 80 + 3 unidades, logo, 187
Segunda conta:
2 placas de centenas + 1 barra de dezena + dois cubinhos de unidades, para tirar 91 desta conta, primeiro tem que fazer a transformação de uma placa para 10 barras, feito isso, tira-se a quantidade pedida, e ai chega-se ao resultado.
Bibliografia:
Wikipédia
Conteúdos do PLT
Simone Helen Drumond
http://simonehelendrumondblogspot.com
Daniela Speda- RA 4243820973
Silvana Rodrigues- RA 4200072969
Marta Rocha- RA 3708627680
Barbara Sturalli- RA 3744620648
PRA TODAS VCS PARABÉNS ...PELO EMPENHO , VONTADE E PELA PAIXÃO EM SER EDUCADORAS .
ResponderExcluirPROFESSORA SERJANE
JÁ QUE SE APROPIARMA DESTES CONHECIMENTOS APLIQUE-OS.