segunda-feira, 8 de setembro de 2014

GRUPO EXPRESSÕES
Aline Toledo / RA: 3719714731 / 6ºMA
Bruna Piceli / RA: 4200059306 / 6ºMA
Elen Acero / RA: 5605120589 / 5ºMA
Raquel Grigorio / RA: 9844517584 / 6ºMA
Tatiana Lima / RA: 3730697085 / 6ºMA
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Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
ATIVIDADE I - CONSTRUINDO O JOGO DE BOLICHE
Para a organização desta aula peça aos seus alunos, com antecedência, que cada uma traga 1 garrafa PET; compre papel laminado colorido (amarelo, vermelho, verde, etc.) ou cartolina (o que for mais em conta) para desenvolver o jogo com os alunos.
Explique como funciona o jogo de boliche.


Comece a construção dos "pinos" do jogo que nesta aula serão representados pelas garrafas PET. Peça aos alunos que contornem as garrafas com os papéis laminados de várias cores, sendo que tenham 5 garrafas azuis; 5 verdes; 5 vermelhas e 5 amarelas.



E a bola de boliche, qual será o material? Poderemos utilizar uma bola de plástico, onde os alunos consigam segurar a bola com uma das mãos.
ATIVIDADE II - INICIANDO O JOGO DE BOLICHE NA QUADRA DE ESPORTES
Professor, vamos iniciar esta atividade com um jogo de Boliche onde todos os alunos estarão em quadra. Inicialmente, divida a quadra em duas partes e, as equipes, por exemplo, verde e vermelha formarão uma grande equipe e, as equipes amarela e azul a 2ª grande equipe.
Coloque os "pinos" do jogo (estarão representados pelas garrafas Pet) alinhados no centro da quadra e, já disponibilizados com as cores representativas das equipes que estarão jogando, ou seja, verde e vermelha e, amarela e azul.
A equipe "VERDE E VERMELHA" estará posicionada no final da quadra em cima da linha de fundo da quadra de volei, por exemplo; enquanto a equipe "AMARELA E AZUL" estará do lado oposto, na mesma situação.


DICA I - Coordene essa atividade orientando os alunos a forma correta de jogar a bola, ou seja, alternando membro superior com membro inferior e, jogando a bola bem baixa (rasteira) para acertar os "pinos".

Caso o aluno seja canhoto ou sinistro de braço a perna direita deverá estar a frente do corpo.
DICA II - Possibilite um revezamento dos alunos no momento de arremessar as bolas e deixe que experimentem e vivenciem o movimento à vontade, pedindo apenas que respeitem a forma do movimento de jogar as bolas.
Essa 1ª parte do jogo pode ser vivenciada agora com o acréscimo da matemática. Proponho o seguinte modelo:
"Mantenham-se posicionados no local de lançamento e agora vou disponibilizar os pinos de forma aleatória pelo centro da quadra, porém, agora cada equipe deverá acertar o seu pino, ou seja, amarelo tem que derrubar amarelo; azul no azul; vermelho no vermelho e verde no verde, ok?!"
"Uma equipe de cada vez e cada pino que for derrubado vale 2 pontos".
DICA III - Neste momento, onde cada equipe terá sua vez de derrubar os pinos organize situações em que as operações matemáticas estejam presentes para os alunos realizarem o raciocínio.Por exemplo: a equipe azul derruba os seus pinos e , cada pino derrubado vale 2 pontos, porém, cada pino que não for derrubado subtrai-se 1 ponto. Digamos a equipe derrubou 3 pinos  (3 x 2 = 6 pontos), mas 2 pinos ficaram em pé (2 x 1 = 2 pontos). Nesse momento essa equipe terá (6 pontos - 4 pontos = 4 pontos).
Utilize a criatividade e realize operações matemáticas diferentes em cada jogada, criando novos desafios matemáticos.
DICA IV - Realize várias formas de operações matemáticas, estimule os alunos a darem sugestões para a realização dos raciocínios e faça combinações distintas, fazendo com que o jogo fique bem criativo.
Avaliação
A avaliação desta aula seja realizada através da pontuação em cada rodada do jogo, onde estarão sendo avaliado o raciocínio nas operações matemáticas.
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Um comentário:

  1. É assim que se faz , tudo colorido e com muita diversão....assim quem não aprende????

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