PLANO
DE AULA: LIVRO – ENQUANTO A MAMÃE GALINHA NÃO ESTAVA
Faixa
Etária
1º ano do Ensino Fundamental
Conteúdos
a ser trabalhados
- adição
- subtraçao
- sequência
numérica
Duração
da aula
2 duas aulas de
cinqüenta minutos
Objetivos
Ø Conhecer
os números e a sequência numérica;
Ø Realizar
operações de adição e subtração através de jogos de grupos;
Ø Desenvolver
o raciocínio lógico através do lúdico.
Desenvolvimento
1º
Etapa
Roda
de Leitura: O professor irá fazer uma roda de
leitura e contará a história “Enquanto a Mamãe Galinha não Estava”. Depois fará
uma roda de conversa sobre o livro e explicará os conceitos de soma e
subtração.
2º
Etapa
Jogo
da Trilha:
- Material necessário: giz
de lousa colorido, saco plástico, papel e caneta, um dado grande.
Professor e alunos irão
para quadra. Juntos construirão um jogo de trilha matemática do numero 0 ao 30,
a numeração pode variar dependendo do espaço disponível ou da quantidade de
alunos. Durante o percurso, o professor irá marcar com cores diferentes algumas
casas. Os alunos serão as peças do jogo. Cada aluno terá sua vez de jogar o
dado e pular quantas casas o dado indicar. Se o aluno parar em uma casa
destacada terá que retirar do saco plástico um desafio matemático para
resolver. Se acertar continua o jogo, ou é premiado pulando alguma casa, se
errar poderá voltar algumas casas, voltar ao início do jogo, ou pular a vez. Ganha
o jogo quem chegar primeiro no final da trilha.
Dica: O Professor pode
variar a dificuldade do jogo de acordo com o perfil da sala, podendo propor
desafios mais difíceis. Também poderá optar por partes da história como
problemas matemáticos.
3º
Etapa
Roda
de conversa: Ao voltar para sala o professor poderá
fazer uma roda de conversa sobre as expectativas dos alunos.
Exercícios:
O
professor fará uma retomada no conteúdo. Depois poderá propor exercícios
matemáticos para ser resolvidos.
Avaliação:
A avaliação será feita através do raciocínio e da resolução dos problemas
durante todo o jogo, é valido ressaltar que a atividade deverá ser realizada
varias vezes, para que o aluno possa compreender os conceitos trabalhados.
Postado por: Bruna de Souza Piceli RA: 4200059306 6ºMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário