domingo, 21 de setembro de 2014

PLANO DE AULA: LIVRO – ENQUANTO A MAMÃE GALINHA NÃO ESTAVA

PLANO DE AULA: LIVRO – ENQUANTO A MAMÃE GALINHA NÃO ESTAVA


Faixa Etária
 1º ano do Ensino Fundamental
Conteúdos a ser trabalhados
- adição
- subtraçao
- sequência numérica 
Duração da aula
2 duas aulas de cinqüenta minutos
Objetivos
Ø  Conhecer os números e a sequência numérica;
Ø  Realizar operações de adição e subtração através de jogos de grupos;
Ø  Desenvolver o raciocínio lógico através do lúdico.
Desenvolvimento
1º Etapa
Roda de Leitura: O professor irá fazer uma roda de leitura e contará a história “Enquanto a Mamãe Galinha não Estava”. Depois fará uma roda de conversa sobre o livro e explicará os conceitos de soma e subtração.
2º Etapa
Jogo da Trilha:


- Material necessário: giz de lousa colorido, saco plástico, papel e caneta, um dado grande.
Professor e alunos irão para quadra. Juntos construirão um jogo de trilha matemática do numero 0 ao 30, a numeração pode variar dependendo do espaço disponível ou da quantidade de alunos. Durante o percurso, o professor irá marcar com cores diferentes algumas casas. Os alunos serão as peças do jogo. Cada aluno terá sua vez de jogar o dado e pular quantas casas o dado indicar. Se o aluno parar em uma casa destacada terá que retirar do saco plástico um desafio matemático para resolver. Se acertar continua o jogo, ou é premiado pulando alguma casa, se errar poderá voltar algumas casas, voltar ao início do jogo, ou pular a vez. Ganha o jogo quem chegar primeiro no final da trilha. 


Dica: O Professor pode variar a dificuldade do jogo de acordo com o perfil da sala, podendo propor desafios mais difíceis. Também poderá optar por partes da história como problemas matemáticos.
3º Etapa
Roda de conversa: Ao voltar para sala o professor poderá fazer uma roda de conversa sobre as expectativas dos alunos.
Exercícios: O professor fará uma retomada no conteúdo. Depois poderá propor exercícios matemáticos para ser resolvidos.


Avaliação: A avaliação será feita através do raciocínio e da resolução dos problemas durante todo o jogo, é valido ressaltar que a atividade deverá ser realizada varias vezes, para que o aluno possa compreender os conceitos trabalhados.

Postado por: Bruna de Souza Piceli RA: 4200059306  6ºMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário