sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Daniela Speda/ RA: 4243820973- Atividade de Mat.: Culinária


Daniela Speda RA 4243820973
Leitura, Escrita Matemática no Dia-a-dia - Trabalhando com receitas 


Atividades

Culinária:

PANORÂMICA- Aprender a fazer biscoitos é uma atividade divertida que permite o professor utilizar ensino indutivo, bem como a leitura, matemática e escrita. Esta atividade irá também ajudar a estimular o auto-conceito do aluno, e a compreender a importância de aprender a leitura, matemática e capacidades de escritas básicas.
FINALIDADE: Ajudar os alunos a compreenderem melhor a aplicação prática da leitura, matemática e escrita na vida quotidiana e a trabalhar cooperativamente com os colegas da turma a fim de concluírem uma tarefa.
OBJETIVOS: 1. Alistar os ingredientes, utensílios e passos numa receita básica de chocolate. 2. Avaliar a correção de cada lista, utilizando uma cópia da receita. 3. Medir todos os ingredientes líquidos e secos. 4. Ler a receita e seguir passos para fazer biscoitos. 5. Escrever uma cópia da receita no ficheiro de receitas.
RECURSOS/MATERIAL: Receita básica de biscoitos de chocolate, com todos os ingredientes e utensílios necessários.
ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS: Dia Um: 1. Coloque os alunos em grupos de 4 - 6. Explique-os que vão trabalhar numa atividade de cozinha. Devida-os em grupos, fazendo com que os alunos tirem um número, ou utilize qualquer outra técnica mais avançada que lhes permite estarem colocados em grupos sem pré-seleção. Dê a cada grupo a sua tarefa sorteando de uma caixa ou utilizando qualquer outra técnica melhor para a escolha. Deve haver pelo menos quatro grupos. As tarefas são as de alistar todos os ingredientes, os utensílios, os passos e avaliar todas as três listas. 2. Dê a cada grupo entre 15 e 20 minutos para trabalharem na sua tarefa. Cada grupo irá selecionar um anotador para registrar todas as sugestões. O grupo quatro será dado uma cópia amarfanhada da receita. A sua tarefa será de classificar os grupos de trabalho numa lista e colocar os passos na sua ordem correta. 3. Os grupos devem, depois, voltar à turma para informá-la. O anotador do grupo, com a lista dos ingredientes, escreveria a lista num quadro. Os outros alunos iriam discutir e modificar, se necessário. O grupo quatro iria avaliar a lista modificada e, por sua vez, modificá-la, se necessário. O anotador do grupo, com a lista dos ingredientes, iria copiar na lista final numa folha de papel. O mesmo procedimento é utilizado com os grupos dois e três. Dia dois: 4. Os alunos voltam aos seus grupos e recebem uma cópia da receita de biscoitos. Os alunos ajudam a levar os ingredientes e os utensílios para a cozinha. O professor faz uma revista dos procedimentos de segurança na culinária. 5. O professor atribui em desordem as quatro tarefas que são de recolher utensílios e prepará-los para uso, recolher ingredientes secos e medir, recolher e medir ingredientes líquidos, sólidos e outros, e seguir as instruções para fazer os biscoitos. 6. Ao mesmo tempo que o grupo responsabilizado pela preparação dos biscoitos está a trabalhar os outros alunos estão a escrever uma cópia da receita numa ficha de receitas, para eles próprios. 7. Enquanto os biscoitos estão a cozer, os alunos desse grupo podem estar a escrever uma cópia da receita para eles próprios. Os outros alunos podem estar a ajudar a limpar a área e os utensílios. 8. Os alunos decidem uma altura apropriada para comer os biscoitos com a aprovação do professor.
ATAR TUDO JUNTO 1. Diga aos alunos para escreverem a receita para outro tipo de biscoito, tal como biscoitos de farinha de aveia. 2. Diga para que os alunos dividam a receita a meio. 3. Instrua os alunos a escreverem um parágrafo informativo sobre como preparar os biscoitos. 4. Peça aos grupos dos alunos para demonstrarem oralmente como fazer um particular tipo de biscoito. 5. Diga aos alunos para criarem as suas próprias receitas de biscoitos e a darem nomes aos mesmos.
SUGESTÕES/MODIFICAÇÕES: • Esta lição pode ser utilizada com qualquer receita que o professor possa obter, tendo em conta os ingredientes disponíveis. • Pode ser escolhida uma receita que não envolve necessariamente uma verdadeira cozinha. • As crianças podem praticar, escrevendo algumas das receitas favoritas das suas casas. • As receitas podem ser recolhidas para criar um livro de culinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário