Jogo em Grupo
Argolas.
Objetivo(s)
-
Construção e ampliação de um repertório de cálculos memorizados.
- Elaboração de procedimentos de cálculo mental.
- Resolução e elaboração de problemas a partir de contextos de jogo.
Conteúdo(s)
- Cálculo mental de adições e multiplicações.
- Resolução de problemas.
Ano(s)
2º
3º
Tempo
estimado
Em
torno de 15 aulas.
Material
necessário
-
Dados, argolas, garrafas pet, cartolina, papel sulfite, etiquetas e fita
colante para a confecção dos jogos e tabelas de resultados.
Introdução
Nessa etapa, o objetivo é verificar quais cálculos os alunos já resolvem com autonomia e quais ainda não. Para isso, organize uma avaliação diagnóstica em que apareçam cálculos como adições cujo resultado seja igual a dez (1+9, 2+8, 3+7, 4+6,5+5), de números de um algarismo (8+3, 6+7 etc.), adições de parcelas iguais (5+5, 4+4, etc.), de números redondos ou terminados em cinco (20+20, 30+60, 25+25, 45+15 etc.) e outros terminados em diferentes unidades (63+15 etc.). Ao orientar a classe para a realização dessa atividade, peça que cada um registre, ao final da avaliação, quais cálculos eles já sabiam o resultado, quais foi possível calcular mentalmente e quais foi preciso fazer uso do cálculo escrito (seja por meio de estratégias pessoais ou do algoritmo). Explique para a turma que é importante realizar a atividade individualmente para que possa conhecer bem o que cada um já sabe sobre cálculos de adição e, assim, propor boas atividades para todos.
Sempre que apresentar um novo jogo, distribua uma cópia da regra para cada um e leia conjuntamente com a turma:
Regra do Jogo de Argolas: Cada
aluno terá três chances para encaixar cada uma das três as argolas nas
garrafas. O objetivo é acertar aquelas que têm maior pontuação. Ao final, some
quantos pontos fez e o registre em uma folha avulsa. Compare o resultado com o
de seus colegas. Ganha quem fizer mais pontos.
Encape cada garrafa pet com uma cor (por exemplo: azul, verde,
amarela, vermelha e preta) e defina um ponto para cada cor, por exemplo:
azul=15, verde=25, amarela=35, vermelha=45 e preta=55). Assim como no jogo de
boliche, é necessário definir um espaço para os lançamentos, então trace uma
linha de giz no chão e combine que não se pode ultrapassá-la na hora de fazer
os lançamentos.
Proponha os jogos algumas vezes, garanta que todas as crianças
circulem por todos eles. Certifique-se de que todos compreenderam o
funcionamento de cada um deles. Enquanto realizam a atividade, solicite que
registrem os resultados em uma folha avulsa para que você possa recolher e
analisar o que a turma sabe. Esse é um rico material para elaborar um portifólio
e acompanhar os avanços de cada aluno ao longo da sequência.
Nas próximas três aulas, organize a sala em grupos de quatro
crianças, agrupe aquelas que possuem repertórios de cálculo semelhante e
proponha, no início de cada aula, o jogo que possibilitará que cada aluno/grupo
amplie seus conhecimentos de cálculo. Escolha o jogo mais adequado às
necessidades dos alunos, sempre levando em conta os resultados da avaliação
diagnóstica.
No caso dos jogos de argolas e boliche é possível variar a
pontuação atribuída às garrafas para ajustar o desafio e com isso atender
necessidades de todos os alunos. Para as crianças com menor desenvoltura no
cálculo, proponha números redondos ou menores (somar 10+20 é muito mais fácil
que calcular 18 +15. É interessante, a principio, propor somas de unidades,
para construir um repertório de resultados de adição, que funcionarão como
apoio para cálculos mais complexos.
Além disso, é importante propor somas de números redondos, o que
favorece que as crianças se baseiem em resultados conhecidos de somas de um
algarismo para calcular a soma de dezenas iniciadas por eles, por exemplo:
saber quanto é 4+4 ajuda a saber quanto é 40+40). Para aquelas com um amplo
repertório de resultados e procedimentos de cálculo, proponha números maiores,
como dezenas e centenas "quebradas", por exemplo. Observe os
procedimentos que os alunos utilizam para calcular e anotar os resultados dos
jogos. Anote aqueles que lhe parecer mais interessantes para elaborar situações
problemas.
Enquanto jogam, supervisione os grupos. Sempre que necessário
retome as regras dos jogos, explique porque existe a necessidade de registrar
os resultados, solicite que determinada criança lhe conte como fez para
calcular. Aproveite este momento para registrar bons procedimentos de cálculo e
ideias que as crianças apresentaram a seus colegas de classe. Separe algumas
aulas para a socialização de bons procedimentos que a turma encontrou para
"calcular rápido os resultados das partidas". Depois da discussão
coletiva, anote as conclusões em num cartaz e incentive a todos a consultá-las
para jogar. Solicite também que eles copiem no caderno.
eSTE JOGO TEM VÁRIAS POSSIBILIDADES JÁ USAMOS NA ESCOLA EMEF DES. FRANCISCO MEIRELLES E FOI MARAVILHOSO O RESULTADO .
ResponderExcluirSERJANE