domingo, 21 de setembro de 2014

Barbara Sturalli Mendonça Santos
RA: 3744620648
6 MA




Conteúdo.
Desenvolve-se o pensamento matemático, o poder de observação, o raciocínio, o poder de solução de problemas.
Livro pare ser trabalhado na 1 ano do ensino fundamental

Objetivo
Apresentar conceitos de números e situações problemas.

Estratégia
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
- Participar da leitura de problemas matemáticos.
- Criar estratégia para resolver problemas matemáticos.
- Construir em dupla novos problemas matemáticos. 
Duração das atividades
As atividades propostas serão desenvolvidas em duas aulas com duração de 50 minutos.
Para estas aulas os alunos precisam ter vivenciado situações envolvendo resolução de problemas em diferentes modalidade :oral, escrita e de forma coletiva.

ATIVIDADE 1

1)O professor lê para turma o seguinte problema, escrito em uma folha de papel grande exposta no painel próximo à roda:    

NO PÁTIO DA ESCOLA  Tem 3 MENINOS  E 4 MENINAS
BRINCANDO NO CARACOL.
QUANTAS CRIANÇAS BRINCAVAM NO  CARACOL?  (a criança ira fazer os números e também desenhar o que viu)

 Em seguida, o professor faz uma leitura mais vagarosa para que as crianças percebam o significado do texto. Nesse momento, o professor pode solicitar que algumas das crianças circulem ou pintem com lápis de cor algumas palavras no texto.

- Em que local da escola as crianças estavam brincando?
- Em que linha do texto está escrita essa palavra?
- Ela começa com que letra?
- Quem poderia circulá-la para mim?
- As crianças estavam brincando de quê?
- Essa brincadeira começa com qual letra?
- Em que parte do texto ela está escrita?
- Alguém encontrou e pode vir circular essa palavra?
- Só menina que estava brincando ou também tinha menino na brincadeira?
- Vamos encontrar as palavras meninas e meninos?
- Elas começam iguais? Em que parte do texto elas estão? 

2)  Após esse momento de exploração da grafia das palavras do texto,o professor continua fazendo alguns questionamentos para auxiliar as crianças na sua compreensão:
- Quem pode me contar o problema novamente?
- Há alguma palavra nova ou desconhecida?
- Do que trata o problema?
- Qual é a pergunta que temos que responder?  

3)  Concluído o momento de leitura e interpretação do texto, o professor solicita às crianças que representem no papel a solução para o problema:  
Registro das crianças, com desenhos também.

 ATIVIDADE 2

1° parte – O professor relê para a turma o problema trabalhado na aula anterior. Em seguida, organiza as crianças em duplas e solicita que juntas criem,escrevam e resolvam uma situação-problema.

 ATIVIDADE DE SALA
COM AJUDA DO COLEGA PENSE E CRIE  UMA SITUAÇÃO- PROBLEMA.
1- ESCREVA O PROBLEMA QUE VOCÊS CRIARAM
_______________________________________________________________________________________________

 2- AGORA REGISTRE COMO VOCÊS PENSARAM A SOLUÇÃO PARA ESSE PROBLEMA.

Avaliação.

A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades
- Participação das crianças durante os momentos de leitura e interpretação dos problemas matemáticos.
- Análise do nível de representação das estratégias utilizadas para solucionar os problemas a partir dos desenhos das crianças.

- Organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de socialização das estratégias de resolução dos problemas

Um comentário:

  1. Parabéns , adorei o seu plano , vou encaminhar para a editora Callis
    .
    bjussss

    ResponderExcluir