domingo, 28 de setembro de 2014

Atividade do Livro : Como fugir do gato assustador

Diana da Rocha Sousa
Ra: 4200059313











 COMO FUGIR DO GATO ASSUSTADOR

O livro é bem edificante tanto para professores como para alunos, nos exemplificando diferentes meios de se trabalhar com gráficos de barras, juntamente com classificação de objetos de maneira simples, com situações do cotidiano (no caso, dos ratos).
Relata sobre quinze ratinhos que possuíam uma vida simples, tranquila e com comida à vontade em uma fazenda, até que o gato da fazenda lhes deixa um bilhete avisando que se os encontrasse...

Então os quinze ratos procuram diversas maneiras para que o gato não os encontre, porem como são muitos, os ratos possuíam diferentes opiniões de como afastar o gato de seu “lar”, então para entrarem em um consenso construíam gráficos para decidir qual maneira ficaria mais fácil para realização do plano, de acordo com a votação dos rato classificavam as decisões para chegarem a uma conclusão e maneira pela qual agiriam.







ATIVIDADE



Faixa Etária: 3º ano do Ensino Fundamental

Objetivo: Fazer com que os alunos aprendam a construir, ler e interpretar um gráfico de barras; Resolverem situações do dia a dia com os gráficos; Classificar as informações dentro do gráfico de barras.

Estratégia: O Professor montará inicialmente com os alunos uma tabela, onde deverá estar contida a freqüência dos alunos durante aquela semana, separando-os em meninos e meninas. Assim, depois que a tabela estiver pronta, com toda a classificação realizada e os dados registrados poderão então, construir o gráfico de barras transpassando todas as informações da tabela para o mesmo.

Avaliação: Ocorrerá durante a atividade, observando a participação de cada um para a construção da tabela e posteriormente do gráfico, identificando a dificuldade de cada aluno na construção dos mesmos. Identificar quais tipos de estratégias cada aluno usou para construção do gráfico.



Nome: _______________________________________________
Professor: ____________________________________________
Data: ___/____/___                                           Série: __________



1) Vamos construir uma tabela que mostre a frequência semanal dos meninos e meninas de nossa classe.


                                                                                                  
Meninos
    Seg
   Ter
   Qua
     Qui
     Sex
João
     P
    P
     F
     P
     P
Ricardo
     P
    F
     F
     P
     P
Henri
     P
    P
     P
     F
     F
Mateus
     F
    P
     P
     P
     F
Kadu
     P
    F
     P
     P
     P
Pietro
     F
    P
     F
     F
     P
Gabriel
     F
    P
     P
     F
     P



Meninas
    Seg
   Ter
   Qua
     Qui
     Sex
Mariana
      P
     P
    P
     P
     F
Gabriela
      P
     P
    F
     F
     P
Julia
      F
     P
    F
     F
     P
Agatha
      P
     P
    P
     F
     P
Melissa
      P
     F
    P
     P
     F
Isabela
      P
     P
    F
     P
     F
Rafaela
      F
     P
    F
     P
     P



2) Agora de acordo com cada tabela vamos montar dois gráficos de barras, um para os meninos e outro para as meninas, identificando qual colega teve mais faltas durante a semana de acordo com cada gráfico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário