Ra: 4200059313
COMO FUGIR DO GATO ASSUSTADOR
O
livro é bem edificante tanto para professores como para alunos, nos
exemplificando diferentes meios de se trabalhar com gráficos de barras,
juntamente com classificação de objetos de maneira simples, com situações do
cotidiano (no caso, dos ratos).
Relata
sobre quinze ratinhos que possuíam uma vida simples, tranquila e com comida à vontade
em uma fazenda, até que o gato da fazenda lhes deixa um bilhete avisando que se
os encontrasse...
Então
os quinze ratos procuram diversas maneiras para que o gato não os encontre,
porem como são muitos, os ratos possuíam diferentes opiniões de como afastar o
gato de seu “lar”, então para entrarem em um consenso construíam gráficos para
decidir qual maneira ficaria mais fácil para realização do plano, de acordo com
a votação dos rato classificavam as decisões para chegarem a uma conclusão e
maneira pela qual agiriam.
ATIVIDADE
Faixa
Etária: 3º ano do Ensino Fundamental
Objetivo:
Fazer
com que os alunos aprendam a construir, ler e interpretar um gráfico de barras;
Resolverem situações do dia a dia com os gráficos; Classificar as informações
dentro do gráfico de barras.
Estratégia:
O
Professor montará inicialmente com os alunos uma tabela, onde deverá estar
contida a freqüência dos alunos durante aquela semana, separando-os em meninos
e meninas. Assim, depois que a tabela estiver pronta, com toda a classificação
realizada e os dados registrados poderão então, construir o gráfico de barras transpassando
todas as informações da tabela para o mesmo.
Avaliação:
Ocorrerá
durante a atividade, observando a participação de cada um para a construção da
tabela e posteriormente do gráfico, identificando a dificuldade de cada aluno
na construção dos mesmos. Identificar quais tipos de estratégias cada aluno usou
para construção do gráfico.
Nome: _______________________________________________
Professor: ____________________________________________
Data: ___/____/___ Série: __________
1) Vamos construir uma tabela que mostre a frequência semanal dos meninos e meninas de nossa classe.
Meninos
|
Seg
|
Ter
|
Qua
|
Qui
|
Sex
|
João
|
P
|
P
|
F
|
P
|
P
|
Ricardo
|
P
|
F
|
F
|
P
|
P
|
Henri
|
P
|
P
|
P
|
F
|
F
|
Mateus
|
F
|
P
|
P
|
P
|
F
|
Kadu
|
P
|
F
|
P
|
P
|
P
|
Pietro
|
F
|
P
|
F
|
F
|
P
|
Gabriel
|
F
|
P
|
P
|
F
|
P
|
Meninas
|
Seg
|
Ter
|
Qua
|
Qui
|
Sex
|
Mariana
|
P
|
P
|
P
|
P
|
F
|
Gabriela
|
P
|
P
|
F
|
F
|
P
|
Julia
|
F
|
P
|
F
|
F
|
P
|
Agatha
|
P
|
P
|
P
|
F
|
P
|
Melissa
|
P
|
F
|
P
|
P
|
F
|
Isabela
|
P
|
P
|
F
|
P
|
F
|
Rafaela
|
F
|
P
|
F
|
P
|
P
|
2) Agora de acordo com cada tabela vamos montar dois gráficos de barras, um para os meninos e outro para as meninas, identificando qual colega teve mais faltas durante a semana de acordo com cada gráfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário