domingo, 14 de setembro de 2014

Jogos (Seriação e Classificação) e Músicas.

Andréa Mariano 5º MA - RA: 5658136083


Ao entrar na escola, a criança, por meio de suas experiências cotidianas, já conhece alguns números. Estes nú­meros estão relacionados ao canal de TV à idade de cada um, o número do endereço de sua casa etc. Além de conhecer alguns números, a maioria das crianças nessa fase trazem na memória assequências numéricas, o Que não significa, no en­tanto, Que tenham construído o conceito de número.
Entendemos Que a construção do conceito de número envolve o desenvolvimento prévio de processos cognitivos, Que poderão ser conojjistados com atividades de classificação e seriação.

CLASSIFICAÇÃO
Entende-se por classificação uma operação lógi­ca realizada a partir do agrupamento de objetos pelos atribu­tos Que lhes são semelhantes.
As atividades de classificação devem levar a cri­ança a:
a)  reconhecer semelhanças e diferenças entre objetos de uma coleção;
b) estabelecer a relação de pertinência entre um ele­mento e um grupo: escolhido um atributo, identifi­car Quais objetos pertencem ou não à classe dos objetos Que têm esse atributo e discriminar a carac­terística pela Qual um objeto pode ou não pertencer a uma coleção;
c)  estabelecer a relação de inclusão, percebendo agrupa­mentos menores presentes num agrupamento maior;
d) estabelecer a relação de disjunção, percebendo ao classificar Quando dois ou mais agrupamentos são absolutamente separados, isto é, não têm elemento comum.

Comportamentos de classificação podem ser considerados como uma das primeiras manifestações de pen­samento lógico do ser humano, portanto, passaremos a apre­sentar as atividades oue desenvolverão ainda mais essa habili­dade natural.

ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO

ISolicitar às crianças oue se agrupem segundo os seguintes critérios: sexo, idade, cor de cabelo, cor dos olhos, tipo de roupa etc.

2)    Com objetos de sucata, (garrafas pet de cores diferentes, caixas de papelão,copinhos de plástico, caixas de embala­gens diversas, botões diferentes, bolinhas, retalhos de te­cido, pedaços de lixa com diferentes texturas etc, solici­tar às crianças Que classifiquem as peças livremente, agrupando-as por semelhança.
3)    Ainda com objetos de sucata, o professor atribui critérios e solicita oye os alunos separem os objetos. Em seguida, faz juntamente com as crianças a contagem dos agrupamentos construídos pelas crianças e registram-se os números Que esses agrupamentos representam.
4)    Utilizando Blocos Lógicos: o aluno brinca livremente com o material Que lhe é apresentado, passando a conhecer suas características de modo pessoal sem interferência do pro­fessor.
5)    Dominó dos Blocos Lógicos - As crianças jogam par ou ímpar para ver Quem começa o jogo, em seguida a criança Que inicia o jogo escolhe a peça que vai jogar primeiro, a coloca sobre a mesa e justifica o atributo de sua escolha. O próximo jogador deve juntar a segunda peça à primeira uti­lizando um atributo Que as assemelha. Procede-se da mes­ma forma o terceiro jogador, ooyarto... Para continuar o jogo, introduza variações, modificando o número de crité­rios entre cada peça e seu sucessor: duas diferenças; três diferenças; Quatro diferenças. Discuta com as crianças o Que acontecerá se forem cinco diferenças entre uma peça e sua sucessora.
6) O professor retira de uma coleção de Blocos Lógicos as peças com formato redondo e pergunta a um aluno como é a peça. Suponhamos Que a criança responda: "É uma roda". O professor poderá escolher outra peça redonda, do mesmo tamanho da anterior, porém de cor diferente, fazendo a mesma pergunta. Se o aluno responder Que "tam­bém é uma roda", o professor poderá perguntar: "Então as duas são iguais?". Assim, a criança vai observar Que a peça inicial não se caracterizava apenas pela forma e que ou­tros atributos, como a cor, também podem ser observados.
7)    As peças dos Blocos Lógicos são colocadas em uma saco­la. Cada aluno apanha uma e, sem retirá-la da sacola, tenta descrevê-la pelo tato, da melhor maneira oue puder. A se­guir, retira a peça para Que seus colegas confiram se a des­crição foi adequada.
SERIAÇÃO
São sequências dadas, identificadas por meio de uma regra de formação.
Ao propor situações de desafios, com o objetivo de oue a criança adouira a noção de ordem no seu mundo físico, pretende-se ajudá-la a perceber a ordem no campo dos números (incluir classes).
objetivo final do trabalho desenvolvido com as atividades de seriação é que a criança desenvolva seu cognitivo para perceber oue cada elemento da série de contagem é um a mais que o anterior e um a menos oue o posterior.
ATIVIDADES DE SERIAÇÃO

1Organizar frascos plásticos (por exemplo: garrafas de refrigerante), oue contenham Quantidade de lÍQuido diferente utilizando a ordenação "do mais cheio para o menos cheio" e "do menos cheio para o mais cheio".

PREPARAÇÃO DO MATERIAL PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE:

·         Colore-se água com anilina ou outro corante qualquer;
·         Coloca-se o líquido colorido nas garrafas pet, variando-se visivelmente a Quantidade;
·         Vedam-se os frascos com muito cuidado;
·         Obtêm-se outros conjuntos de frascos apenas variando-se a cor do líquido,recomenda-se a confecção de um mínimo de 4conjuntos, em cores diferentes;
·         Note-se Que o número de frascos de cada conjunto pode variar.
2)                Organizar peças circulares, de igual espessura, cujos diâmetros variam de cm; a menor peça deve ter cm de diâmetro, a seguinte 3cm, a outra cm, e assim sucessivamente até a peça maior, de cm de diâmetro para o menor diâmetro para o maior diâmetro".

O material poderá ser preparado em madeira ou em papel-cartão. Caso seja produzido em madeira:

·         Procura-se a colaboração de pais de alunos ou de alguma marcenaria do bairro;
·         Sugere-se a colagem de uma tira de papel ou tecido colo­rido em volta da peça, caso se Queira melhor acabamen­to do material;
·         Podem-se utilizar outras formas geométricas como o Qua­drado, o retângulo e o triângulo para a confecção de ma­terial semelhante a este;
·         O número de peças, bem como o tamanho e a espessura, pode variar.


Os Numeros


      Numero um 

Numero um
Vamos começar assim 
Faz tumtumtata 
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui 
Hahihahi

Numero 2
Numero 2
Ele vem depois do 1
Faz tumtumtata 
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui 
Hahihahi

Numero 3
Numero 3
Ele vem depois do 2
Faz tumtumtata 
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui 
Hahihahi

Numero 4
Numero 4
Ele vem depois do 3
Faz tumtumtata 
Faz tatatumum
É mais falta alguem aqui 
Hahihahi

Numero 5
Numero 5
Ele vem depois do 4
Faz tumtumtata 
Faz tatatumum
Já é hora de partir
hahihahi


Os Números

Angélica

Os números
Eu não agüento não
A matemática virou perseguição
Já é demais
Tudo o que a gente faz
Fica por conta dos números
A gente fala por número
A gente é um número
Quanto se ganha?
Quanto se perde?
Quanto que custou?
Quanto foi que rolou?
E quanto eu levo nisso?
E quanto a gente tinha?
E quanto eu levo nisso?
É mais ou menos isso
Um milhão e quatrocentos mil pessoas
Se parecem com você
Tem um que que não sei o que
Tem um CIC, um RG
Sou um só
Você é você
25, 35, 33, 105, 106
Não somos números, mas somos livres
3x5 = 35
3x3 = 33
2x8 = 28
10x9 = 19
2x2 = 22
3x7 = 37
2x4 = 24
3x3 = 33
Os números
Eu não agüento não
A matemática virou perseguição
Quanto me dão?
Diga quanto me darão
Que horas chega o avião?
Por favor que horas são?
Quantos quilômetros nós temos que rodar Até a gente se
libertar?
E daí como será?
Como será?
Quem é que pode calcular?
25, 35, 33, 105, 106
Não somos números, mas somos livres

Músicas Infantis

1,2,3 Indiozinhos


1,2,3, indiozinhos. 

4,5,6, indiozinhos. 
7,8,9, indiozinhos. 
10, num pequeno bote. 



Iam navegando pelo rio abaixo 
quando o jacaré se aproximou 
e o pequeno bote dos indiozinhos 
quase, quase, virou! 

1,2,3, indiozinhos. 

4,5,6, indiozinhos. 
7,8,9, indiozinhos. 
10, num pequeno bote. 



Iam navegando pelo rio abaixo 
quando o jacaré se aproximou 
e o pequeno bote dos indiozinhos 
quase, quase, virou! 




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