Grupo Geométrico:Barbara/Daniela/Marta/Silvana
Profª:Serjane Cristina
Disciplina:Matemática
Os sete processos operatórios para aprendizagem da Matemática.
Correspondência
Correspondência é o ato de estabelecer relação “um a um”. Exemplos: um prato para cada pessoa; cada pé com seu sapato; a cada aluno, uma carteira. Mais tarde, a correspondência será exigida em situações do tipo: a cada quantidade, um número (cardinal), a cada número, um numeral, a cada posição (numa sequência ordenada), um número ordinal.
Comparação
Comparação é o ato de estabelecer diferenças ou semelhanças. Exemplos: esta bola é maior que aquela; moro mais longe que ela; somos do mesmo tamanho? Mais tarde, virão: Quais destas figuras são retangulares?, Indique as frações equivalentes.
Classificação
Classificação é o ato de separar em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças. Exemplos: na escola, a distribuição dos alunos por anos; arrumação de mochila ou gaveta; dadas várias peças triangulares, e quadriláteras, separá-las conforme o total de lados que possuem.
Sequenciação
Sequenciação é o ato de fazer suceder a cada elemento um outro sem considerar a ordem entre eles. Exemplos: chegada dos alunos à escola; entrada de jogadores de futebol em campo; compra em supermercado; escolha ou apresentação dos números nos jogos loto, sena e bingo.
Seriação
Seriação é o ato de ordenar uma seqüência, segundo um critério. Exemplos: fila de alunos, do mais baixo ao mais alto; lista de chamada de alunos; numeração das casas nas ruas; calendário; loteria federal (a ordem dos números sorteados para o primeiro ou quinto influi nos valores a serem pagos); o modo de escrever números (por exemplo, 123 significam uma centena de unidades, mais duas dezenas de unidades, mais três unidades e, portanto, é bem diferente de 321).
Inclusão
Inclusão é o ato de fazer abranger um conjunto por outro.
Exemplos: incluir as idéias de laranjas e de bananas, em frutas; meninos e meninas, em crianças; varredor, professor e porteiro, em trabalhadores, na escola; em losangos, retângulos e trapézios, em quadriláteros.
Conservação
Conservação é o ato de perceber que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição.
Exemplos: uma roda grande e outra pequena, ambas formadas com a mesma quantidade de crianças, um copo largo e outro estreito, ambos com a mesma quantidade de água, uma caixa com todas as faces retangulares, ora apoiada sobre a face menor, ora sobre outra face, conserva a quantidade de lados ou de cantos, as medidas e, portanto, seu perímetro, área e volume.
Ajudou a compreender muitas coisas que não compreende em aula.Muito bom
ResponderExcluirO trabalho ficou bom, pois os exemplos facilitam a compreender cada processo operatório.
ResponderExcluirIvete
Entender o que está acontecendo com o numero é fundamental para compreender as ações da matemática. E para que a criança desenvolva estrategias de resoluções matemáticas é essencial que ela perceba o que está acontecendo com o numero, mesmo que não saiba que processo operatório está desenvolvendo. Para o professor é fundamental conhece lo para poder compreender as dificuldades e avanços da criança.
ResponderExcluirParabéns meninas, através desses processos conseguimos identificar os problemas com mais facilidade!!!
ResponderExcluirAtravés dessas atividades a criança constrói o conceito de número,agindo sobre os objetos,fazendo com que elas interligue as áreas do conhecimento através de estratégias que permitam desenvolver suas habilidades.
ResponderExcluirMaete de Souza Santana