domingo, 16 de novembro de 2014

Grupo Geométrico:Barbara/Daniela/Marta/Silvana
Profª: Serjane

Contas de divisão e multiplicação:Como as crianças de 4º ano efetua as operações:



É só preciso usar os dedos, mas com cabeça.  divisão numerica 24537 por 546





                                   
Como fazer esta conta de dividir 798÷20
Algumas crianças ainda tem muita dificuldade, na hora de resolver as operações,não sabem por onde começar,elas aprendem por etapas,resolvendo por ondem unidade,dezena,centena e milhar.e acabam tendo mais dificldade na hora de resolver por etapas.


Contas de multiplicar:
:


Já o adulto,faz muitas vezes de cabeça a resolução de uma conta
simplificando tudo.
 Por exemplo: pula as etapas


ou







 



10 comentários:

  1. Existem também crianças que têm mais facilidade para cálculos, e desde pequenas já possuem habilidades de dividir ou multiplicar de uma maneira própria e, às vezes até de difícil compreensão para nós que aprendemos do jeito "antigo".
    Andréa M. Gagliardi 5MA

    ResponderExcluir
  2. Muitas crianças tem dificuldades por não perceber as relações entre as operações,compreendem de forma errada,quanto mais cedo for colocado na vida escolar da criança desde pequena,menos dificuldades ela encontrará futuramente na resolução,sua compreensão matemática nestas operações terá mais eficácia.

    Maete Santana

    ResponderExcluir
  3. Não consigo separar desta maneira, crianças com maior dificuldade "por partes" e adultos de forma "mais direta", acho que isso é uma particularidade independente da fase. O importante é chegarmos no resultado não importa a estratégia que foi utilizada, com as mãos, mentalmente...enfim de qualquer maneira, eu por exemplo em muitas situações utilizo o recurso "dos dedos" até hoje, isso não significa que eu não sei, significa apenas que estou utilizando o recurso "mais fácil" naquele determinado momento..Bjcas!!
    Elisangela Martins

    ResponderExcluir
  4. Não é só as crianças quem tem dificuldade, as vezes a professora não sabe explicar claramente como fazer então a criança fica confusa em fazer.
    Me lembro que a maneira com qual aprendi a fazer a divisão foi colocando o passo a passo.
    Monica Masetto

    ResponderExcluir
  5. Para mim o importante é chegar ao resultado correto,independente do meio utilizado,pois cada criança compreende de seu jeito,a professora tem que auxiliar, respeitando o caminho que a criança descobriu.
    Andréa Ap. Mariano

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Elisângela. acredito que não importa a estratégia ultilizada pela criança se a mesma conseguiu chegar ao resultado correto

    ResponderExcluir
  7. O que faz a aprendizagem acontecer é o procedimento que a criança utiliza para chegar ao resultado esperado.
    Ivete

    ResponderExcluir
  8. Os exemplos citados são situações que presenciamos ou vamos presenciar na escola e é importante para identificar qual raciocínio a criança está percorrendo, pois cada um de nós temos uma maneira de aprender. O calculo mental é adquirido com a experiencia com as operações, por isso dependendo da idade da criança ela vai usar matérias estruturados para solucionar as situações matemáticas, uma vez que para desenvolver o calculo mental a criança precisa de uma maturação que no período pré- operatório e operatório concreto ela ainda não tem.

    ResponderExcluir
  9. Para mim, independente da estratégia que a criança use não é o importante, mas sim o resultado final e a compreensão do resultado.
    Thais S. Perucci

    ResponderExcluir