sábado, 22 de novembro de 2014

GRUPO DIVIDENDO

 Andrea Mariano/Maete/Priscila/Thaís/Viviane/Samara

O QUE SÃO IDEIAS MULTIPLICATIVAS E QUAIS SÃO?

São questões que exigem diferentes ideias de multiplicação, como a combinatória. Qualquer situação multiplicativa envolve duas quantidades em relação constante entre si.
 
São:
 
 Multiplicação Aditiva - são ações que envolvem várias vezes uma mesma quantidade.
 
 Multiplicação Combinatória - são comparados os modos de resolução.
 
 Configuração Retangular - Envolve a ideia de uma organização retangular têm-se objetos dispostos em linhas e colunas formando um retângulo e se opera com as ideias de área e da propriedade comutativa da multiplicação ao mesmo tempo.
 
Exemplo:
  Multiplicação aditiva: 
 1) Tenho que tomar 4 comprimidos por dia, durante 5 dias. Quantos comprimidos Preciso comprar?
 

 Multiplicação  Combinatória:
 2) Para fazer vitamina tenho 6 tipos de frutas e posso bater com água, leite ou laranja. Para cada vitamina usarei uma fruta e um tipo de líquido. Quantos sabores de vitaminas diferentes eu posso fazer?
 

 
Configuração Retangular:
3) Em um auditório há 64 cadeiras. Elas estão dispostas em 8 fileiras. Quantas são as colunas?

 

5 comentários:

  1. Meninas, também podemos ensinar as ideias multiplicativas com o próprio material que a criança trás pra aula ou ate mesmo o que se tem em sala,e se criarmos com esses materiais enigmas divertidos para trabalhar o assunto,o aprendizado ocorrera brincando.
    Silvana

    ResponderExcluir
  2. gostei da postagem, das imagens, enfim, na matemática são vários recursos que podemos utilizar, mesmo os que já temos a mão, como os gostosos, as crianças adoram multiplicar, dividir chocolates, brigadeiros..., pode ser uma aula divertida e gostosa.

    ResponderExcluir
  3. Gostei, da forma com que explicaram, pois essa facilita a compreensão e a aprendizagem significativa.
    Ivete

    ResponderExcluir
  4. Muito bom os exemplos citados na atividade, pois possui significado. Para que a matemática ganhe significado para a criança ela tem que ter exemplos concretos que levem em consideração a realidade da criança e a faça pensar nas ações do problema, mesmo que inconscientemente, para que a operações usadas para solucionar as histórias matemáticas não sejam meramente arme e efetue, mas sim a escolha da melhor estratégia. Nessas propostas podem ser explorados vários tipos de materiais, pois toda tentativa de minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem da matemática, devem ser experimentado.

    ResponderExcluir
  5. muito bom , exemplos faceis e que as criancas se envolvam com mais facilidade na matematica.Barbara

    ResponderExcluir